
Dados Seguros, RH Seguro
​
​Este projeto conceito é baseado em cenários para ajudar as equipes de RH, que lidam diariamente com dados sensíveis e sigilosos dos empregados, a mitigarem vazamentos acidentais de informação.
​
-
Audiência: Equipes de RH que lidam com informações sigilosas tais como Departamento Pessoal, Seleção e Recrutamento, Remuneração e Benefícios;
-
Responsabilidades: Design Instrucional, expert, desenvolvimento do projeto de eLearning, design visual do projeto;
-
Ferramentas utilizadas: Articulate Storyline 360, Figma, Adobe Illustrator
Visão Geral
Compliance e segurança de dados dos empregados são uma questão essencial para qualquer organização. Nesse contexto, cabe ao departamento de Recursos Humanos agir de forma a garantir que os dados pessoais e demais informações sigilosas permaneçam seguros. Eu desenhei uma experiência de aprendizado baseada em cenários-problema que pude testemunhar ao longo da minha carreira em Recursos Humanos e, mais especificamente, dentro do Departamento Pessoal.
Processo
As etapas para o desenvolvimento desse projeto foram as seguintes:
-
Análise contextual
-
Levantamento de necessidades ​
-
Definição do público alvo
-
Levantamento de Restrições
-
Definição da Solução
-
-
Desenho da Matriz Instrucional;
-
Desenho do Storyboard;
-
Desenvolvimento dos mock-ups;
-
Desenvolvimento do protótipo;
-
Finalização e publicação do projeto;
Análise Contextual
A experiência de aprendizado partiu da definição de um obejtivo: mitigar os vazamentos de dados confidenciais de RH. A partir daí, defini a metodologia do trabalho, que seria baseada no Action Mapping para alinhar a solução aos objetivos do negócio e ao comportamento prático das equipes no dia-a-dia finalizando o processo com o desenho de um Canvas da Proposta de Valor:

Matriz Instrucional

No papel de Designer Instrucional (DI) e de Expert em Departamento Pessoal (DP), desenvolvi 3 cenários acompanhados por respostas e feedbacks que trazem situações rotineiras dentro do ambiente organizacional e que representam potenciais violações caso as atitutes corretas não sejam tomadas.
​
E como a proposta era trabalhar o desenvolvimentos dessas atitudes, criei uma experiência de aprendizado na qual o profissional poderia tentar, quantas vezes fosse necessária, escolher a opção correta de cada cenário problema, sendo que para cada alternativa escolhida ele receberia um feedback.
​
Adicionei ainda a figura de uma mentora que estaria disponível para ajudar caso o aluno sentisse dificuldade com a resolução de algum cenário problema.
​
A Matriz Instrucional vem como um passo anterior ao desenvolvimento do storyboard, organizando o conteúdo em unidades, objetivos, papéis, atividades, duração, ferramentas, conteúdos e avaliação.
Desenvolvimento de mock-up
Antes de começar a criar o storyboard, desenhei uma estrutura básica do design da solução utilizando o Figma. E embora a estrutura das telas não tenha sofrido muitas alterações, as imagens de fundo e da mentora foram alteradas na etapa da produção final do material.


Desenvolvimento do Storyboard.
O passo seguinte foi o desenvolvimento do storyboard com os mock-ups e as instruções para criar o protótipo interativo e a versão final da solução. A proposta era criar algo simples mas ainda sim atrativo e interessante sempre com o foco na experiência do usuário (UX):


Protótipo e projeto final
Tendo tudo pronto, desde a matriz instrucional, passando pelos mock-ups até o storyboard, partir para o Storyline 360 foi a cereja do bolo. Apesar de ter modificado a imagem de fundo e a personagem da mentora, mantive a mesma estrutura das telas e criei um design clean, mas ainda sim atrativo e de fácil navegação.
​
​
